Home

 

Objetivos
O crescente número de estudos e pesquisas sobre religião, religiosidades e instituições religiosas tem-se evidenciado pela variedade de publicações, artigos, encontros, seminários e congressos locais, nacionais e internacionais. O tema do sagrado e as suas múltiplas formas de manifestação, presentes no mundo contemporâneo, convivem com outras explicações da natureza e da sociedade, perceptíveis, sobretudo, nos diferentes modos de religiosidade e crenças. A relação entre o homem e o sagrado ultrapassa a institucionalização das manifestações da fé envolvendo, portanto, fatores culturais, psíquicos, míticos, simbólicos, mágicos e religiosos. Com este seminário, o NUPPER reuniu pesquisadores e estudiosos que em seu fazer científico vêm explorando essas temáticas com o objetivo de trocar informações, debater questões teóricas, sugerir e avaliar novas metodologias de análise e outras técnicas de pesquisa que apontem novos caminhos que sustentem a discussão e a pesquisa inerentes ao estudo do tema.

Fundação
O Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER), fundado em abril de 2003, é um grupo de investigação científica independente que objetiva, sob a ótica das ciências humanas, analisar o fenômeno religioso em sua unidade e diversidade.

Contextualização
O surgimento de diversos movimentos religiosos no mundo contemporâneo tem despertado diferentes debates (entre intelectuais, artistas e jornalistas), não somente por sua representatividade, mas por sua contestação aos pressupostos seculares da participação política, parecendo ora ressacralizar a esfera pública, ora recusar a ação política direta.
Essas cosmovisões nos convidam a uma (re)leitura do espaço do sagrado nas diferentes sociedades, bem como a construção de um novo sentido para o discurso religioso.

 

Arquivos